Abordagem das Disciplinas


Linguagem Oral e Escrita:

O trabalho com a linguagem (falar, escutar, ler e escrever – quatro competências linguísticas básicas) constitui-se um dos eixos básicos na Educação Infantil, dada a sua importância para a formação do sujeito, para a interação com outras pessoas, na construção de conhecimentos e no desenvolvimento do pensamento. Acreditamos que as crianças não esperam a permissão dos adultos para começarem a pensar sobre a escrita e a leitura e os seus usos.

Nas atividades de escrita, parte-se do pressuposto de que as crianças se apropriam dos conteúdos, transformando-os em conhecimento próprio ora em situações de uso, ora quando têm problemas a resolver e precisam colocar em jogo tudo o que sabem para fazer o melhor que podem.

As atividades de leitura, visam ampliar a experiência com a variedade de gêneros (lendas, fábulas, contos, poesias e textos jornalísticos, entre outros) e cultivar o comportamento leitor. As visitas semanais à estação do conhecimento (biblioteca) possibilitam a escolha ampliada e uma interação profunda com o mundo dos livros e outros materiais. Ao promover experiências significativas de aprendizagem, criamos espaços de ampliação das capacidades de comunicação e expressão e de acesso ao mundo letrado.

Matemática:

A criança entra em contato com a linguagem matemática desde cedo. Questões bastante rotineiras acabam por proporcionar situações em que os conhecimentos matemáticos são necessários e, assim, o cotidiano oferece inúmeras oportunidades para se trabalhar os conteúdos.

O papel da escola, neste contexto, deve ser o de possibilitar, dentro de sua proposta pedagógica, situações em que as crianças sejam convidadas e encorajadas a experimentar, refletir, manipular objetos, arriscar um palpite e, em conjunto, percorrerem caminhos que ampliem os seus conhecimentos nesta área.

Natureza e Sociedade:

Desde muito pequenas, as crianças, por meio da interação com o meio natural e social no qual vivem, aprendem sobre o mundo, fazendo perguntas e procurando respostas. Acreditamos que a indagação sobre o ambiente contribui para a formação das crianças, que estão cada vez mais curiosas, observadoras, buscam informações e respostas, imaginam soluções, formulam explicações, expressam opiniões, interpretações e concepções de mundo, confrontando o seu modo de pensar com os de outras crianças e adultos, e relacionando os seus conhecimentos e ideias a contextos mais amplos.

Na área de Natureza e Sociedade, estudamos alguns temas pelos quais as crianças se interessam. As vivências sociais, as histórias, os modos de vida, os lugares e o mundo natural são, para as crianças, parte de um todo integrado.

Educação Física:

O crescimento e o desenvolvimento das crianças nas séries iniciais têm uma grande relação com as oportunidades, vivências motoras e, principalmente, com o ambiente com o qual a criança interage.

Desta forma, no Colégio Pentágono, oferecemos aulas semanais de Educação Física para que a criança desenvolva a capacidade de se movimentar, possibilitando a interação com o ambiente físico e cultural para garantir o desenvolvimento visomotor. Vivenciar práticas corporais (presentes ou não no seu cotidiano) também contribui para a formação de sua identidade cultural e propicia adquirir um conjunto de conhecimentos sobre o corpo no espaço.

Artes Visuais:

Convictos da importância da Arte para o ser humano, e especificamente para a criança, sempre asseguramos no colégio um trabalho diferenciado na área. Os objetivos específicos de Arte foram distribuídos por vários momentos da rotina escolar.

Os professores planejam e colocam em prática situações que estimulam as representações por meio de desenho, escultura, colagem etc., em uma abordagem multidisciplinar, relacionando-as aos demais conteúdos tratados durante as aulas.

Tanto a implementação do projeto da área, como todas as atividades desenvolvidas, são acompanhadas e orientadas por uma assessoria especializada em Arte, garantindo, assim, a inovação e o aperfeiçoamento constantes das práticas pedagógicas.

Música:

A música possibilita à criança expressar, com o seu corpo e a sua voz, aquilo que sente. Sendo assim, a educação musical tem um papel fundamental em seu desenvolvimento global.

Nas aulas de Música, a criança desenvolve a capacidade de ouvir, reconhecer, classificar e comparar sons. Além da discriminação auditiva, a expressividade e os elementos básicos que compõem a música são trabalhados (com instrumentos convencionais e materiais que produzem sons) por meio de brincadeiras, com ritmos, sons e movimentos, ajudando a criança a experimentar e criar.

Além disso, a música é um elo que une e reforça todas as atividades desenvolvidas com a criança em idade pré-escolar.

Inglês:

O curso de Inglês na Educação Infantil baseia-se no método de storytelling (contação de histórias), com o próprio livro didático voltado para essa prática. O vocabulário e o desempenho oral da língua estrangeira são adquiridos ativamente, por meio de sua própria abordagem, que é intensamente incentivada nas aulas. O aluno é visto como um sujeito ativo no processo pedagógico, conferindo-lhe a noção de responsabilidade e incentivando o seu crescimento social, emocional, físico e intelectual.

Tecnologia:

A tecnologia na Educação Infantil é utilizada como uma ferramenta facilitadora do ensino-aprendizagem. As atividades realizadas com o computador e os iPads em sala de aula e no Laboratório de Informática, aliadas a um projeto pedagógico, proporcionam, de uma forma prazerosa e lúdica, a aprendizagem em diversas áreas do conhecimento.

Postagens relacionadas:

Educação Infantil

Educar crianças com alegria