Educar crianças com alegria



Método pedagógico: educar crianças com alegria!

Nossa base  consiste em considerar que há uma construção do conhecimento e, que para que isso aconteça, a educação deverá criar métodos que estimulem essa construção, ou seja: ensinar -  aprender a aprender.

Nossa linha pedagógica entende que o aprendizado se dá em conjunto entre professor e aluno, ou seja, o professor é um mediador do conhecimento que os alunos já têm em busca de novos conhecimentos criando condições para que o aluno vivencie situações e atividades interativas, nas quais ele próprio vai construir os saberes.

Defendemos a idéia de que a criança deve ir em busca de sua auto-afirmação e construção. a função do adulto é auxiliar e estimular o processo criativo, com idependência e confiança.
A prioridade é o desenvolvimento dos aspectos cognitivos (memória, percepções, ações, raciocínio, identificação de tarefas e resolução de problemas determinados.)
Nesse método, é estimulado a prática de habilidades artísticas, musicais e de dramatização. Prática de atividades manuais como culinária e artesanato.

ATITUDE + AÇÃO = APRENDIZADO "O importante é ouvir o aluno".

ATIVIDADES:
Trabalho em grupo;
Estimulamos todos os alunos da mesma maneira;
Não há separação por faixa etária;

Processo de aprendizagem:
Cubos
Barras
Placas
objetos que facilitam o processo de arendizagem

O método Montessori, educar crianças com alegria, o método Montessori é hoje um dos mais difundidos e praticados no âmbito educacional. A educadora italiana Maria Montessori desenvolveu entre o fim do século XIX e princípio do século XX um método pedagógico partindo da ideia de que uma criança deve desenvolver as suas capacidades de forma livre.
Ou seja, não será o adulto a dirigir a atividade da criança, e sim a criança quem adapta o seu entorno ao seu nível de desenvolvimento e a seus interesses de aprendizagem. Assim sendo, o método propõe um desenvolvimento aberto em um ambiente estruturado de forma integral.
De fato, o descobrimento do mundo e das habilidades é potencializado com materiais especializados. Existem certos períodos sensíveis, momentos evolutivos de grande potencial neuroemocional, nos quais a educação é primordial. Concretamente, é essencial que no período de 0 a 11 anos as crianças explorem o seu mundo do jeito mais autônomo possível.

Postagens relacionadas:

Educação Infantil

Abordagem das Disciplinas