BNCC - Educação Infantil


Você já ouviu falar sobre BNCC?

Base Nacional Comum Curricular é um documento normativo para as redes de ensino e suas instituições públicas e privadas, referência obrigatória para elaboração dos currículos escolares e propostas pedagógicas para o ensino infantil, ensino fundamental e ensino médio no Brasil.

Um resumo do conteúdo adquirido através do curso oferecido pelo MEC - Ministério da Educação_ BR

Por Natali Cardoso - Orientadora Educacional

"Nas últimas décadas, vem se consolidando, na Educação Infantil, a concepção que vincula educar e cuidar, entendendo o cuidado como algo indissociável do processo educativo. Nesse contexto, as creches e pré-escolas, ao acolher as vivências e os conhecimentos construídos pelas crianças no ambiente da família e no contexto de sua comunidade, e articulá-los em suas propostas pedagógicas, têm o objetivo de ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades dessas crianças, diversificando e consolidando novas aprendizagens, atuando de maneira complementar à educação familiar – especialmente quando se trata da educação dos bebês e das crianças bem pequenas, que envolve aprendizagens muito próximas aos dois contextos (familiar e escolar), como a socialização, a autonomia e a comunicação. Nessa direção, e para potencializar as aprendizagens e o desenvolvimento das crianças, a prática do diálogo e o compartilhamento de responsabilidades entre a instituição de Educação Infantil e a família são essenciais. Além disso, a instituição precisa conhecer e trabalhar com as culturas plurais, dialogando com a riqueza/diversidade cultural das famílias e da comunidade." (BNCC, 2018, p. 36)

A BNCC na Educação Infantil estabelece seis direitos de aprendizagem:
 1) Conviver
 2) Brincar
 3) Participar
 4) Explorar
 5) Expressar 
 6) Conhecer-se.

Habilidades da BNCC na Educação Infantil:

✓Eu, o outro e nós.
✓Corpo, gestos e movimentos.
✓Traços, sons, cores e formas.
✓Escuta, fala, pensamento e imaginação.
✓Espaços, tempos, quantidades, relações e transformações.

As habilidades adquiridas na educação infantil:

– Desenvolvimento afetivo e social. ...
– Desenvolvimento de aspectos cognitivos. ...
– Desenvolvimento da coordenação motora fina e ampla. ...
– Desenvolvimento da linguagem.

Para a construção da Base Nacional Comum Curricular, considerou-se competência como sendo a mobilização de conhecimentos, habilidades, atitudes e valores para resolver demandas da vida cotidiana, do exercício da cidadania e do mundo do trabalho.

Explorar o direito de participação e a autonomia das crianças, evidenciar seus desejos por meio da expressão oral, do registro escrito e dos desenhos; e estimular a auto-organização, expressa no planejamento das ações cotidianas.

Acesse nossas redes sociais:
Instagram/Facebook: @escolafilhosdesião

Postagens relacionadas:

Educação Infantil

Abordagem das Disciplinas

Educar crianças com alegria